28 AGO 2023
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
A prefeitura de Santo Anastácio, vem através desta nota explicar o real motivo da demissão do médico, Dr. Renan Roeffero Brambilla.

Conforme a secretária da Saúde, Selma Zambelli, o referido médico foi contratado pelo município, através do CIOP - Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista, para atender a UBS Dr. Orlando Bertolli (Postão) no início do mês de março deste ano de 2023, após o pedido de demissão da médica, Lara Haro, que foi embora de Santo Anastácio.

Ainda neste mesmo período foi contratada uma outra médica, Dra. Caroline Ribeiro Dias, por período temporário e excepcional enquanto perdurasse o aumento de casos de dengue na cidade como ação estratégica. Essa médica atende o Pronto Socorro da Santa Casa e também realiza as transferências de pacientes para outros hospitais da região, como Presidente Prudente, por exemplo, na qual é necessária a presença de um médico na ambulância (infarto, AVCs, derrames, entre outros casos graves).
A contratação emergencial foi publicada nas redes sociais e o período excepcional também foi mencionado.

Conforme a secretária, com a baixa nos casos positivos de dengue, um dos médicos precisaria ser demitido, por onerar custos desnecessários ao município, uma vez que um médico para os devidos atendimentos é o suficiente.

“Eu conversei com o Dr. Renan, para ver se ele teria condições de atender os plantões do Pronto Socorro e os traslados de pacientes, e ele disse que não, por estar residindo na cidade de Presidente Prudente. Situações que foram prontamente atendidas pela Dra. Caroline, que mora no município. Infelizmente independente de qualquer decisão, um profissional teria que ser demitido”.

Ainda de acordo com Selma, em nenhum momento a escolha foi feita por qualificação ou atendimento dos médicos em questão.

“Ambos são muito competentes e ótimos profissionais, não nos sentimos confortáveis em ter que tomar essa atitude, somente colocamos em questão, aquele que irá suprir as demandas do município”, declara.