22 JUN 2023
ESCOLAS
SESI REALIZA A 1ª FEIRA DE GEOGRAFIA COM O TEMA “TERRA BOA DE VIVER”
Na manhã desta quinta-feira (22), a escola Sesi de Santo Anastácio, realizou na quadra poliesportiva, a 1ª Feira de Geografia- Terra boa de viver, onde a secretária da Educação, Leila Corsaletti, esteve presente representando o prefeito Duca Bonilha.

Na oportunidade, a Banda Musical Municipal, tocou algumas músicas para centenas de alunos que participaram do evento.

De acordo com a professora de Geografia da escola, Laryssa Omito Pinto Verry, o objetivo desta Feira, que teve como tema, parte do Hino de Santo Anastácio, “Terra Boa de Viver”, foi mostrar aos estudantes a importância da ciência geográfica a partir da análise do município de Santo Anastácio em diferentes aspectos: Social, Ambiental, Econômico. Identificando as fragilidades e potencialidades do município e reconhecendo-se enquanto agente transformador do espaço geográfico.

“Os estudantes, organizados por grupos/séries, desenvolveram projetos com os seguintes temas:

6º ano- As paisagens da minha terra: reproduziram os cartões-postais da cidade por meio de maquetes, quadros e pelo Minecraft. Além disso, produziram poemas sobre a cidade.

7º ano- Diver(cidade)- os estudantes entrevistaram moradores da cidade a fim de identificar as diferentes percepções sobre o município, as mudanças ocorridas no espaço no decorrer dos anos e como esses moradores se relacionam com a cidade.

8º ano- Os rios da minha terra- identificação, levantamento de informações e produção de maquetes no Minecraft sobre os córregos que cortam o município.

9º ano- De Santo Anastácio pro mundo- visita, levantamento de informações e estudo das empresas atuantes no município- Facholi (sementes e nutrição animal) e LBM Serigrafia.

1º ano EM- Suas ruas largas artérias do coração- produção de podcats sobre o surgimento e o crescimento urbano do município de Santo Anastácio

2º ano EM- O verde dos seus campos:

Grupo 1- estudo e mapeamento da cobertura vegetal e reflorestamento do município (doação de mudas de árvores nativas- parceria com a Secretária Municipal do Meio Ambiente)

Grupo 2- Estudo de caso e produção de site sobre a ponte sobre o córrego da Biquinha.

Grupo 3- Levantamento de informações, visita técnica e produção de site sobre a questão ambiental no município.

3º ano EM- O desenho da esperança da cidade- identificar e propor soluções para problemas existentes no município dentre eles o abandono de animais, a análise do solo e da água, o transporte em áreas de difícil acesso, entre outros”, detalhou a professora.

Para a secretária da Educação, esse tipo de ação é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, atividades desenvolvidas extraclasse, promovem o desenvolvimento, pois trazem situações cotidianas em que os estudantes precisam colocar em prática uma série de características para alcançar objetivos.

“O Sesi está de parabéns pela realização desta Feira, fiquei encantada com os trabalhos desenvolvidos, em cada tarefa proposta e executada, podemos observar o empenho e a capacidade individual de interpretação de cada aluno. Que esta seja a primeira de muitas Feiras, realizadas por esta instituição”, declara.

Abaixo endereços dos sites desenvolvidos pelos alunos pela atividade proposta:
22/06/2023
SESI REALIZA A 1ª FEIRA DE GEOGRAFIA COM O TEMA “TERRA BOA DE VIVER”