13 ABR 2023
ECOPONTO MUDA DE LOCAL E EM AÇÃO AMBIENTAL SANTO ANASTÁCIO ENVIA PNEUS E CARCAÇAS PARA RECICLAGEM
O Ecoponto; local onde são depositados pneus inservíveis (pneus que não podem mais serem utilizados, chegaram ao fim de suas vidas úteis), que estava instalado na Praça Esmar Depieri, na rua Manoel Ramires Reina, N 191, passou a funcionar em um barracão adaptado para receber esse material, no Recinto de Exposições Arary Bautuilhe, na FAÍSA.

Para isso, os depositantes dos pneus, devem procurar pelo funcionário, Denis José Alves de Souza, nos horários das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, para que o mesmo indique o local para o descarte.

O local foi alterado para tirar esse depósito do centro da cidade, uma vez que esses pneus podem servir de criadouro do mosquito da Dengue, se mal armazenado.

Ainda na manhã desta segunda-feira (10), o Departamento de Combate a Endemias, enviou uma grande carga de pneus e carcaças para o serviço de reciclagem (cerca de 1500). Essa ação se trata de uma responsabilidade social do município em armazenar o material para a devida destinação de reciclagem, que é realizada pela empresa parceira RECICLANIP.

SAIBA MAIS SOBRE O ECOPONTO E SUA FUNCIONALIDADE:

O pneu não se trata de um resíduo considerado perigoso, já que não apresenta risco significativo à saúde ou à qualidade ambiental, como acontece com resíduos inflamáveis ou tóxicos.

Entretanto, apesar dessas características, é um resíduo que merece atenção especial: se descartado de forma irregular, pode causar danos ao meio ambiente, a proliferação do mosquito da dengue e até incêndios.

O tempo aproximado para degradação dos pneus é de 600 anos. Por isso, é proibido o envio de pneus velhos para aterros sanitários – eles acabam emergindo para a superfície por causa da absorção de gases liberados pela decomposição dos resíduos orgânicos. Esse procedimento prejudica a eficiência e a vida útil do aterro.

A forma ambientalmente correta para descarte de pneus é enviá-los para um ponto de coleta.

Conhecidos como Ecoponto, são locais administrados pelas Prefeituras Municipais, onde são recebidos pneus recolhidos pelo serviço de limpeza pública, ou aqueles enviados diretamente por borracheiros e pessoas comuns.

Por meio de acordo setorial, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) criou a Reciclanip. Hoje, ela é a empresa responsável por toda a gestão de pneus inservíveis destinados aos ECOPONTOS em todo o Brasil, bem como pela destinação ambientalmente correta desse material.

DESTINAÇÃO:

Após a coleta nos ECOPONTOS, o pneu é enviado para empresas de trituração, onde é transformado em pedaços de borracha, também conhecidos como “chips”.Esses chips são triturados para gerar novos produtos: calçados, pisos industriais e borrachas de vedação. Também são utilizados no processo de cogeração energética.

TELEFONE SETOR DE ENDEMIAS: 18- 99694-9453.
Autor: Victoria Camille