05 MAI 2023
ESTUFA DE HIDROPONIA NO LAR DE MENORES É REATIVADA E AS PRIMEIRAS MUDAS DE ALFACE SÃO PLANTADAS

Após a reconstrução e reativação da Estufa de Hidroponia no início do mês de abril pelos servidores da prefeitura municipal, aconteceu na tarde desta quinta-feira (4), o plantio das primeiras sementinhas de alface hidropônico na estrutura instalada no Lar dos Meninos.

Para essa primeira leva de plantação, o Engenheiro Agrônomo, Alfredo Suetomi, esteve no local e apresentou as crianças o projeto de cultivo das sementinhas, onde as raízes das plantas ficam submersas em água com alguns nutrientes que farão com que elas se desenvolvam sem precisar de terra.

Todos os atendidos pela entidade no período da tarde, puderam inserir as sementinhas revestidas nas espuminhas fenólicas, específicas para o seu desenvolvimento; hoje (5), as crianças que frequentam o Lar no período da manhã, passam pela mesma experiência.

O engenheiro explicou de forma didática a técnica da hidroponia, onde as hortaliças são cultivadas dentro de canos, em um sistema de água corrente, adicionada de nutrientes essenciais para as plantas. “Com o método não é necessário o uso do solo, assim, as verduras podem ser plantadas durante todo o ano, ficam mais limpas, resistentes e saudáveis para o consumo”, explica.

Ainda de acordo com Alfredo, do início do plantio a primeira colheita, existe um prazo de 7 semanas. “A expectativa é que 130 maços de alfaces sejam colhidos semanalmente, o que a princípio irá atender as refeições oferecidas pela entidade, assim como também serão distribuídas entre os alunos para levarem para suas casas”, comenta.

Para o técnico, outras hortaliças poderão serem plantadas com o tempo, como agrião e almeirão.

“A partir de agora, estaremos no local todas as quintas e sextas-feiras, para acompanhar o desenvolvimento das mudinhas e ministrar aulas práticas aos assistidos, a fim de faze-los entender esse maravilhoso processo do plantio até virar parte de uma refeição e chegar à mesa para consumo”, finaliza.

Autor: Victoria Camille
05/05/2023