17 MAR 2022
PREFEITO DE SANTO ANASTÁCIO SANCIONA PROJETO DE LEI PARA REGULAMENTAR A REFERÊNCIA SALARIAL DAS AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Foi sancionada na data de hoje, 17 de março de 2022, e publicada no Diário Oficial do Município pelo Prefeito Duca Bonilha, a Lei Municipal nº 001/22, que adequou os valores das referências da Tabela de Vencimentos da Lei Complementar nº. 54, de 01 de abril de 2009 para as profissionais de Educação Infantil enquadradas como Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

A luta das servidoras públicas ocupantes do cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil no município de Santo Anastácio existe há anos, luta esta que, sem dúvida, possui reflexos no desenvolvimento educacional, social e econômico do Município.

A regularização da referência salarial buscou a valorização do profissional “Auxiliar de “Desenvolvimento Infantil” (ADI), considerando a importância do seu papel enquanto educador e formador do cidadão durante a primeira etapa da Educação Infantil, cumprindo o que estabelece o Plano Municipal da Primeira Infância do Município, bem como as demais leis mencionadas.

Como forma de agradecimento, na tarde desta quinta-feira, 10 ‘ADIs’ (representando toda a classe) vieram ao gabinete na presença do prefeito Duca Bonilha e da secretária de Educação, Leila Corsaletti, para agradecerem a ação de reconhecimento muito aguardada e nunca idealizada por nenhum representante do poder executivo em anos anteriores.

Para a ‘ADI’ Adelina Salen Oliveira, a gratidão será eterna segundo as próprias palavras. “Sempre ouvimos promessas, cheguei muitas vezes a duvidar que alguém olhasse por nós e tomaria alguma providência. Teve que mudar a administração para sermos reconhecidas, quantas vezes entramos neste gabinete e saímos apenas com promessas não cumpridas. Obrigada Duca, obrigada Leila, por abraçarem a nossa causa”.

A ‘ADI’ Lucimara Celestino, também se manifestou em agradecimento a atual gestão. “Foram anos de angústia, anos de serviços prestados com toda dedicação e carinho sem nenhum reconhecimento, doía no fundo da minha alma essa ingratidão, pois sempre nos doamos 100% para as nossas crianças e ninguém fez nada a nosso favor. Hoje estamos de alma lavada e com o coração repleto de gratidão”.

Entre outros agradecimentos, a ‘ADI’ Emirene Prampero, se diz muito feliz pela batalha vencida em prol a este reconhecimento, e relata que essa luta é a mesma em muitos outros municípios.

“Seu Duca, o senhor foi pioneiro em regulamentar a referência salarial da nossa classe. Hoje Santo Anastácio é exemplo para que outros prefeitos se conscientizem e façam o mesmo pelos servidores de seus municípios”.

Após inúmeras manifestações de carinho e gratidão, Duca emocionado ao lado da secretária, atribuiu a cada uma o resultado da conquista.

“Vocês merecem muito mais, a EDUCAÇÃO sempre será o primordial em minha gestão, pois ela é o princípio básico de tudo em nossa vida. Sou eu quem agradeço o tempo, carinho e dedicação atribuídos por tantos anos às nossas crianças. Não fizemos mais que a nossa obrigação, vocês são verdadeiras EDUCADORAS e merecem este pequeno gesto de reconhecimento”.

Ao final, as ‘ADis’ e coordenadoras das creches Eugênia e Marisa, Silvana Brito Correia e Elenita Trava entregaram em nome de todas as colegas de profissão, um mimo para a secretária e para o prefeito.

“É apenas uma lembrança por tudo o que fizeram por nós. Hoje é um dia de glória, um recomeço. Sempre nos reportamos como professoras e é isso que somos. Obrigada mais uma vez a cada um de vocês”, declarou a coordenadora Silvana.