28 MAR 2022
TEVE INÍCIO HOJE O CURSO DE DERIVADOS DO LEITE OFERECIDO PELO SINDICATO RURAL NA SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SANTO ANASTÁCIO

Queijos, bebidas lácteas, iogurtes, doces, leite condensado, manteiga etc. As técnicas para a produção de todos esses produtos serão passadas aos aprendizes do curso de derivados de leite que teve início nesta segunda-feira (28) nas dependências do Fundo Social de Santo Anastácio. Este é mais um curso oferecido pelo Sindicato Rural/SENAR em parceria com a Prefeitura Municipal através do Fundo Social.

Em 32 horas de duração, divididas em quatro dias com oito horas/aula em cada um, os participantes receberão orientações sobre a escolha do local apropriado, higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos, características do leite, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados, e educação nutricional visando a promoção da alimentação adequada e saudável.

De acordo com a Nutricionista e Chef de cozinha, Marta Regina Matta Cardoso, da cidade de Assis, o processamento artesanal do leite permite maior consumo do produto de forma diferenciada, pois possibilita a confecção de seus derivados, permitindo que seja consumido não apenas in natura. O curso contribui ainda para o aproveitamento do excedente que não é comercializado, conferindo maior durabilidade ao produto, evitando o desperdício.

SOBRE O LEITE

O leite é um dos alimentos mais completos e indispensáveis na alimentação humana e pode ser consumido por todas as faixas etárias. É fonte de proteína, cálcio, vitaminas e minerais. É responsável pelo crescimento, formação de dentes, ossos e músculos. Na pirâmide alimentar é classificado como alimento construtor, rico em nutrientes que têm papel fundamental no organismo.

Para uma dieta equilibrada, é recomendado o consumo de três porções diárias de leite e seus derivados, associadas aos demais alimentos do mesmo grupo alimentar, atendendo às porções sugeridas de todos os grupos.