11 JUL 2022
COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Dia 9 de julho de 2022, o prefeito Duca Bonilha, o vice prefeito Adauto Muniz e a presidente do Fundo Social de Solidariedade Sra Arari Íris Marinelli Bonilha, receberam as famílias na Praça Ataliba Leonel de Santo Anastácio para a comemoração Cívica desta data histórica que marca a participação do povo paulista na luta por um conjunto de leis para o país a constituição brasileira.

O levante do povo contou com muitos voluntários de Santo Anastácio e nesta data são lembrados através desta homenagem.

Para que não seja esquecido Santo Anastácio conta com os Guardiões da História e Memória e que sempre serão citados:

Antônio José Tápias Cover

Carlos Marcel Lopes Bonilha

Capítulo Arnaldo Lozano

Gonçales nº 586 – Ordem Demolay

Representados pelo Membro do Conselho Consultivo da Ordem Douglas Alexandre Pavanelli

Câmara de Santo Anastácio, representada pelo presidente Sr. Jair Montanheri Marques (Jair da Pirâmide).

Conselho Municipal de Cultura

Representado pela presidente Sra Andréia Silva Buccki e vice Srº Douglas Alexandre Pavanelli

Defensoras da Cultura – Grupo de Mulheres Voluntárias Presentes

Grupo Escoteiro Caiuá -124 /SP

Representado pelo Diretor presidente Sr. Jorge Puríssimo da Silva

José Carlos Ramires

Departamento de Cultura

Representado pela assessora Sra. Ester Alves Conceição (responsável pela pesquisa junto às famílias desde 2013)

Jornal O Oeste Paulista, representado pelo Diretor e proprietário Sr. Erivelto Depieri

Jornal Informe News

Lázaro da Silva

Primeiro presidente do primeiro Conselho de Cultura do município.

Lions Club de Santo Anastácio, representado pelo tesoureiro: Sr.Roberto Henrique Hengstmam. O mesmo também representa como presidente a Guarda Mirim de nossa cidade foi o 2o presidente do Conselho de Cultura.

Loja Maçônica Dr. Tertuliano de Arêa Leão, representada pelo venerável, Kedley Finassi

Loja Maçônica ” José Bonifácio” representada por Franklin Ferreira Sanches

Maestro Claudiney Pereira da Silva

Representando a Banda Musical Municipal – Guarda Mirim. Pereira da Silva

Rotary Club de Santo Anastácio

Rotaract Club de Pacaembu – Terra Boa

Representado pelo presidente: Fernando Guillhen

Olavo Ayres de Lima “Chefe Olavo (in memoriam)

Presentes nesse importante momento:

Os vereadores: Jair Montanheri Marques (Jair da Pirâmide) Carlos Roberto Francisco Luz (Seu Carlos), Luiz Cláudio Pires (Negão da JL, Franklin Ferreira Sanches (Franklin da Seguradora).

Secretária da Educação Leila Lopes Corsaletti

Assessor de gabinete Adner Scaraboto Gonçalves

Polícia Militar

Diretor de T.I, Yan Lima

O Grupo Escoteiro Caiuá, organizou o hasteamento das Bandeiras sendo responsáveis as Escoteiras da Tropa Fênix: Beatriz da Cruz Puríssimo e Rafaella Cunha dos Santos, e a Guia da Tropa Maué: Yasmin Kuwaoka Albino Ricardo.

A execução dos hinos Nacional e Municipal, ficaram por conta do Corpo musical da Banda Musical Municipal – Guarda Mirim, sob a regência do maestro Claudiney Pereira da Silva.

O hino do Escoteiro também fez parte das homenagens. o ponto alto ocorreu com o toque de recolher e da Marcha Paris Belford (considerada o hino da Revolução de 32; seguida da citação dos nomes dos que participaram como voluntários em 1932 por Santo Anastácio como, alfaiates, médicos, costureiras, capitão, doadores de valores e provimentos, que foram:

Antônio Luiz de Arêa Leão (Dr. Arêa Leão)

Antônio Manoel Fructuozo

Capitão Henrique Nicolino Rinaldi

Daniel de Castro

Felippe Marinelli

Francisco Pereira da Costa (Maestro Chiquinho)

Gino Nazzoni

José Bonilha Rodrigues

João Baptista Mendes

Nicola Carlo Marinelli

Onésio Resende da Costa

Pedro Fructuozo

Raif Dib Tayar

Theodósio Bomfim

Vespaziano Esteves Ottoni

Todos os familiares dos homenageados presentes receberam uma rosa branca simbolizando a paz pelo estado de São Paulo e nossa cidade. As mulheres presentes também receberam rosas pela paz na família.

Um ramalhete de rosas brancas foi entregue a Dona Arari Iris Marinelli e Duca Bonilha. e os mesmos foram responsáveis em levar até o monumento ao herói constitucionalista Gino Nazoni, na Praça da Matriz aos pés da bandeira nacional permanentemente mantida hasteada), Gino Nazoni (que morreu em combate em 32).

Agradecimentos ao Grupo Escoteiro Caiuá pela organização do hasteamento dos pavilhões:

Alcateia Lobinho

Gabriel, Victor, Ítalo

Patrulha Pantera

Beatriz, Murilo, Akemy, Sarinha, Conrado

Patrulha Tigre

Sara, Otávio, Miguel, Alice, Cauê, Rafaella

Patrulha Tupinambá

Vinícius, Gabriel, Yasmin, Vitor

Chefes Junior, Bolinha, Amanda, Suhaila, Igor, Jorge, Ieda

*Patrulha Águia (formada pelos pais)

Foram também responsáveis pelo arreamento às 18h: Escoteiro Caiuá (Igor, Vinícius, Vitor, Conrado e Cauê)

A PREFEITURA DE SANTO ANASTÁCIO, O DEPARTAMENTO DE CULTURA E CONSELHO DE CULTURA agradecem a presença de todos.

“Somos todos guardiões da história”

Fonte: Departamento de Cultura”

Fotos: Alessandro Nepomuceno

11/07/2022
COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Antônio José Tápias Cover

Carlos Marcel Lopes Bonilha

Capítulo Arnaldo Lozano

Gonçales nº 586 – Ordem Demolay

Conselho Municipal de Cultura

Defensoras da Cultura – Grupo de Mulheres Voluntárias Presentes

Grupo Escoteiro Caiuá -124 /SP

Representado pelo Diretor presidente Sr. Jorge Puríssimo da Silva

José Carlos Ramires

Departamento de Cultura

Jornal Informe News

Lázaro da Silva

Primeiro presidente do primeiro Conselho de Cultura do município.

Loja Maçônica ” José Bonifácio” representada por Franklin Ferreira Sanches

Maestro Claudiney Pereira da Silva

Representando a Banda Musical Municipal – Guarda Mirim. Pereira da Silva

Rotary Club de Santo Anastácio