11 JUL 2022
MUNICÍPIO REALIZA REUNIÃO COM SECRETÁRIOS PARA ESTUDO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

O gabinete municipal foi palco de uma importante reunião visando implantar o Projeto ‘Primeira Infância’ como Prioridade Absoluta no município. Na manhã desta segunda-feira (11), aconteceu um encontro onde envolveu secretários, o prefeito Duca Bonilha e o assessor Educacional e da Infância e Juventude de Santo Anastácio, Luiz Antônio Miguel Ferreira, representante do Instituto Fabris Ferreira.

Na oportunidade, a temática em questão apresentada aos gestores foi a importância de se trabalhar com a primeira infância na rede municipal, implantando políticas públicas voltadas ao atendimento desta faixa etária (0 a 6 anos), com ações voltadas às crianças, em ambientes lúdicos e atividades que envolvam as áreas de saúde, educação, esportes e bem-estar em geral.

Segundo o assessor, essa estratégia é essencial, pois “uma sociedade que se preocupa com seu futuro, é uma sociedade que investe no desenvolvimento de suas crianças”. O projeto Primeira Infância como Prioridade Absoluta envolve o planejamento de programas e a realizações de ações e serviços em prol das crianças de 0 a 6 anos de idade.

Destaca-se que ao falar em primeira infância, sempre é pensado nas áreas da Saúde, Assistência e Educação, mas de acordo com Luiz Antônio, é preciso ir além. “A construção de uma cidade para crianças pequenas e suas famílias deve envolver todas as áreas do município, entre elas cultura, mobilidade, meio ambiente, urbanismo e outras”.

Foram apresentados dados e indicadores relacionados à educação e saúde, envolvendo a primeira infância, pesquisas de opinião e trabalhos científicos para justificar a importância do projeto e a necessidade de se voltar para ações efetivas nesta área.

Para o prefeito Duca Bonilha, a educação é a parte estrutural mais importante dentro de um município e necessita ser trabalhada de maneira especial. “Agradeço imensamente a participação de todo secretariado assim como a explanação precisa do nosso assessor educacional e da infância, munido de dados tão importantes, tenho certeza que ações serão pensadas e conseguiremos trabalhar essa faixa etária essencial para o desenvolvimento das nossas crianças”, comenta.

Participaram da reunião os responsáveis pela Educação, Cultura, Assistência Social, Jurídico, Meio Ambiente, Transporte, Trânsito, Obras, Finanças, Vias Urbanas, Vias Rurais, Fundo Social e Saúde.

11/07/2022