08 SET 2022
Comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa Independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente há 200 anos.

O 7 de setembro é um feriado nacional que historicamente foi marcado por comemorações públicas, na maioria das 5.570 cidades brasileiras. Oficialmente, a data que marca a Independência do Brasil é o dia 7 de setembro 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do ‘Grito do Ipiranga’.

Comemoração em Santo Anastácio

Em comemoração ao “Dia da Pátria” foi realizado na Praça Ataliba Leonel ato cívico de hasteamento das bandeiras, comandados por três adolescentes da Guarda Mirim, após a Banda Municipal e alunas da escola Enrico Bertoni fizeram uma apresentação aos presentes. O prefeito Duca Bonilha e a presidente do Fundo Social, Arari Íris Marinelli Bonilha acompanharam atentamente todos os momentos comemorativos organizados pela Secretaria de Educação.

Como pessoas respeitosas e patriotas, o casal de gestores escreveram algumas palavras que foram lidas no dia comemorativo de 200 anos de Independência do Brasil.

“Independência ou Morte”

“O dia 7 de setembro de 1822 marca o fim do período de 322 anos em que o Brasil foi colônia de Portugal.Os brasileiros e muitos dos portugueses que viviam no Brasil, iam percebendo a necessidade de separa-lo do domínio português, pois cobrava elevados impostos e levava nossas riquezas cada vez mais.

O próprio príncipe regente Dom Pedro, sua esposa Dona Leopoldina, José Bonifácio seu conselheiro e a própria maçonaria, alertaram sobre a necessidade da independência do Brasil.

Assim, em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro, às margens do Riacho do Ipiranga, decretou efetivamente a separação de Portugal.

Este ano, faz exatamente 200 anos que nosso país se mantém livre e segue seu próprio caminho, sem interferência e domínio de outra nação qualquer.

É importante que cada um de nós prossiga trabalhando, fazendo sua parte com dedicação e afinco, para que nosso país siga sua real independência, destacando-se aos nossos olhos, bem como aos olhos do mundo todo, como uma nação em constante e pleno desenvolvimento e progresso”.

Texto: Duca Bonilha e Arari Íris Marinelli Bonilha.

08/09/2022
Comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil

Comemoração em Santo Anastácio

“Independência ou Morte”

Texto: Duca Bonilha e Arari Íris Marinelli Bonilha.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024