09 SET 2022
SETEMBRO AMARELO: SANTO ANASTÁCIO REALIZA CAMINHADA DE VALORIZAÇÃO À VIDA

Neste sábado, dia 10/09 é instituído o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em ação solidária a esta data tão importante, a equipe da Saúde de Santo Anastácio, convidou escolas, departamentos públicos municipais e população em geral, para participar de uma caminhada pela VIDA nas ruas centrais do município na manhã desta sexta-feira (9).

Um grande grupo de pessoas se uniram com bexigas amarelas, girassóis e faixas com frases positivas em frente ao Posta de Saúde Dr. Orlando Bertolli e seguiram numa animada caminhada até a Praça Ataliba Leonel.

Todos os anos são registrados cerca de dez mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. A campanha Setembro Amarelo tem objetivo de conscientizar sobre a valorização da vida e reforçar como é essencial chamar a atenção para uma triste realidade: no Brasil, ocorrem 32 mortes, em média, por suicídio, diariamente. “Diagnóstico precoce e tratamento correto dos distúrbios mentais são caminhos que impactam diretamente na redução desses óbitos.

”O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), associando a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.

ONDE BUSCAR AJUDA PARA PREVENIR O SUICÍDIO?

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais.

Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).

09/09/2022
SETEMBRO AMARELO: SANTO ANASTÁCIO REALIZA CAMINHADA DE VALORIZAÇÃO À VIDA

ONDE BUSCAR AJUDA PARA PREVENIR O SUICÍDIO?

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais.

Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024