28 SET 2022
BOATOS DE GOLPES DIFICULTAM TRABALHOS DE RECENSEADORES DO IBGE PARA O CENSO 2022 EM SANTO ANASTÁCIO

Agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que estão atuando na coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, estão encontrando dificuldades para realizar os trabalhos aqui em Santo Anastácio.

Em reunião realizada na SEMED na manhã desta terça-feira (27), os coordenadores de Área que estão em serviço no município, Lucas Ribeiro dos Santos, Allan Barbosa e Cláudia Narumi Takayama Mori, atualizaram os trabalhos realizados até o momento e expuseram suas maiores dificuldades as autoridades presentes: a secretária da Saúde, Selma Zambelli, secretária de assuntos Jurídicos, Michele Galhardo, secretária da Educação Leila Corsaletti, secretária da Assistência Social, Márcia Puríssimo, assistente Técnico Administrativa Maria Jucimeire Saturno e o vereador, Jair da Pirâmide.

Segundo os coordenadores censitário, os profissionais têm encontrado resistência: “muitas pessoas se negam a abrir a porta para os recenseadores, pois acreditam em boatos divulgados por aplicativos de conversa ‘FAKE NEWS’”.

As pesquisas no município tiveram início dia 1 de agosto e segue até 31 de outubro, com os recenseadores contratados pelo instituto percorrendo todas as ruas da cidade buscando informações sobre as famílias. Allan destaca que o trabalho é fundamental para que o governo aplique, principalmente, as políticas públicas.

De acordo com os coordenadores, não é difícil identificar os recenseadores: “todos usam colete, bolsa e boné em azul, com a inscrição IBGE em letras brancas; na parte frontal do colete há um bolso transparente onde fica o crachá, com a foto, do funcionário; além disso, eles levam um dispositivo móvel de coleta (DMC) que é um aparelho eletrônico, um pouco menor do que um tablet”.

Os coordenadores censitários reforçam sobre a importância do Censo: “nosso trabalho é muito importante para o planejamento dos governos”; ele orienta que, em caso de dúvida o cidadão pode acessar os canais oficiais na internet; “contamos com a colaboração de todos”.