Agosto Lilás – Mês de Conscientização pelo Fim da Violência contra a Mulher
O mês de agosto traz uma pauta urgente e necessária: o enfrentamento à violência contra a mulher.
Mais do que uma campanha, é um movimento de conscientização que reforça a importância de combater todas as formas de agressão e garantir que os direitos previstos em lei, como os assegurados pela Lei Maria da Penha, sejam conhecidos e respeitados por toda a sociedade.
A legislação brasileira, como a Lei Maria da Penha, é uma ferramenta essencial nessa luta e conhecer seus direitos é o primeiro passo para romper o ciclo de violência.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da secretária Letícia Rechiutti destaca no vídeo o papel fundamental da rede de proteção do município. Desde o acolhimento humanizado até o encaminhamento para serviços especializados, a Assistência Social atua em conjunto aos demais serviços do município como delegacia de polícia militar e civil, serviço de saúde, ministério público e tribunal de justiça, para oferecer segurança, apoio e orientação às mulheres em situação de violência.
Mais do que informar, o Agosto Lilás é um chamado à ação: reconhecer sinais, romper o silêncio e buscar ajuda. Santo Anastácio reforça seu compromisso de proteger e garantir direitos, porque toda mulher tem o direito de viver livre de violência.
Se você ou alguém que você conhece está em situação de risco, procure a rede de apoio do município ou ligue para o 180 – a Central de Atendimento à Mulher. A denúncia é anônima e pode salvar vidas.