Janeiro Branco: um mês dedicado ao cuidado com a saúde mental
Durante todo o mês de janeiro, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) promoveu diversas ações em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à saúde mental e ao bem-estar emocional.
As atividades realizadas tiveram como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar da mente, estimulando o diálogo aberto, a escuta atenta e o reconhecimento dos próprios sentimentos e limites. Mais do que informar, foram momentos fundamentais de prevenção, incentivando a busca por ajuda profissional e o cuidado precoce com a saúde mental.
Falar sobre saúde mental de forma aberta e acolhedora contribui para o combate ao estigma que ainda cerca o tema, aproximando a comunidade dos serviços de saúde e mostrando que procurar apoio é um ato de coragem e autocuidado.
Por meio de oficinas terapêuticas, rodas de conversa e atividades coletivas, usuários, familiares e profissionais puderam compartilhar vivências, fortalecer vínculos e construir espaços genuínos de escuta e apoio mútuo: promovendo mais bem-estar e qualidade de vida para todos.
O Janeiro Branco chega ao fim, mas o compromisso com a saúde mental permanece. Afinal, cuidar da mente é essencial todos os dias do ano.