Teve início hoje a formação do programa Alfabetiza Juntos, voltado para professores dos 1º e 2º anos da rede municipal de ensino. A formação acontece na EMEF Enrico Bertoni, reunindo educadores que, todos os dias, fazem da sala de aula um espaço de descobertas e transformação.
O primeiro encontro contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Leila Lopes Corsaletti, da Coordenadora pedagógica e Articuladora Municipal do CNCA (COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA) Jane de Carvalho Gilberti Pereira e da formadora Maria Angélica Santos de Paula, da Escola SESI, que conduziu a atividade com sensibilidade e direcionamento prático. Estiveram também presentes a Dirigente Regional de Ensino, Geralda Helenice Augusta Rocha, a Diretora Técnica do Núcleo Pedagógico, Zenilda Aparecida Colomaco Pinna, e o Professor Especialista em Currículo e Articulador Regional do programa, Cláudio José dos Santos, reforçando o alinhamento entre a rede municipal e os pilares estaduais do programa.
Um momento de troca, escuta e construção coletiva de estratégias pedagógicas que fortalecem a base da nossa educação.
A formação do Alfabetiza Juntos não é apenas sobre técnicas e conteúdos — é sobre preparar quem ensina para enxergar mais longe. É sobre compreender que alfabetizar não se resume a ensinar letras, mas a abrir portas, acender curiosidades e construir autonomia.
Em Santo Anastácio, alfabetizar é um ato de responsabilidade com o presente e de compromisso com o futuro.
É cuidar do início para garantir todos os recomeços.
E é por isso que nossa rede municipal caminha com propósito, conectando formação, prática e visão de mundo em cada passo dado.