Na manhã desta terça-feira (15), o engenheiro fiscal da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), José Renato, esteve em Santo Anastácio para uma reunião com o prefeito Adauto Muniz de Andrade. O encontro, realizado no gabinete do prefeito, contou também com a presença do engenheiro municipal, Fernando Inague. Durante a reunião, foram discutidas as áreas para a construção das unidades habitacionais do CDHU, que já foram adquiridas, delimitando as regiões que serão vistoriadas.
José Renato permanecerá na cidade até quinta-feira (17) para realizar visitas técnicas e avaliar as condições dos terrenos propostos. Essa ação é um passo importante no esforço de ampliar o acesso à moradia no município.
Duas áreas estão sendo avaliadas em Santo Anastácio para atender a diferentes programas habitacionais. Uma delas, localizada no Residencial Colina e pertencente à prefeitura, poderá ser destinada ao Programa Vida Longa, que visa à construção de 28 casas exclusivamente para idosos. Este programa é voltado para pessoas da terceira idade, oferecendo moradias adaptadas e um ambiente que incentiva a convivência social e o bem-estar.
Outra área será destinada à construção de 120 casas, um projeto que já está em discussão há alguns anos e que se refere a unidades habitacionais já adquiridas. A administração municipal está comprometida em iniciar essa obra até o fim do atual mandato, em 31 de dezembro. Foram sugeridos dois terrenos: um particular, situado próximo ao Recinto de Exposições Arary Baltuilhe e uma pequena área pertencente à prefeitura, localizada também nos fundos do Recinto de Exposições, sem que haja alteração na estrutura do local.
Se a prefeitura conseguir viabilizar as obras nos terrenos sugeridos, poderá economizar mais de um milhão e meio de reais, valor que seria utilizado na compra de novas áreas caso as outras opções não se mostrem viáveis. A administração também está considerando a compra da área rural da antiga Fazenda Santa Mônica, que foi apresentada como uma possibilidade. Se essa alternativa for concretizada, os recursos serão direcionados para essa aquisição, e essa área também passará por uma vistoria técnica para análise de viabilidade da construção.