Indo na contramão de diversas cidades que aumentaram o valor das passagens no transporte público, o prefeito Duca Bonilha, após aprovação do Projeto de Lei de Lei Nº 005/2022 que dispõe sobre instituição do serviço de TRANSPORTE COLETIVO URBANO GRATUITO NO MUNICÍPIO de Santo Anastácio, “Tarifa Zero”, anuncia que à partir desta segunda-feira (28), o ônibus municipal já estará operando na cidade.
“Este feito sempre foi uma questão de honra, o que para muitos parecia um sonho inalcançável e utópico, para mim era apenas questão de organização, dedicação e boa vontade”.
O Tarifa Zero é um projeto de política pública , e que pretende democratizar o acesso ao transporte público sem cobrar do usuário no momento do uso, mas sim custeá-lo a partir do orçamento público municipal. Consiste na ideia de que o transporte coletivo é um direito e, como os demais serviços públicos essenciais, deve ser oferecido para todos os cidadãos que realmente necessitam desta locomoção.
O objetivo da medida segundo o prefeito, Duca Bonilha, é garantir que as pessoas mais necessitadas, assim como os idosos, possam ter mais facilidade de ir e vir dentro da cidade.
Para atender aos usuários que realmente necessitam tomar o meio de locomoção, o setor do DIMUTRAN está sinalizando os pontos de parada dos ônibus, em breve os locais estarão devidamente identificados.
HORÁRIOS E PONTOS QUE O COLETIVO IRÁ SEGUIR DAS 7H00 ÀS 18H00:
7H00 – Jardim Vitória Régia (PONTO DE PARTIDA)
7h30 – Jardim Santa Helena
7h35 – Jardim Maringá
7h40 – Nosso Teto / Parque Sevilha
7h45 – Vila Moreno
7h50 – Hospital / Praça (CENTRO) (PONTO FINAL)
Segue para o Ponto de Partida e começa um novo trajeto seguindo o cronograma acima.
ATENÇÃO: Este primeiro mês será um período de experiência, conforme a demanda alterações poderão se fazer necessárias. Pede-se para utilizar o veículo coletivo, quem realmente não tiver outras condições de meios de transportes.
Os pontos de ônibus serão os mesmos da antiga circular da empresa que prestava serviço no município. Com o tempo e necessidade, alguns outros serão adaptados.