SAÚDE: SANTO ANASTÁCIO ESTÁ PREPARADA PARA O RECEBIMENTO DA VACINA

Assim como como os outros municípios que fazem parte da região de Presidente Prudente, pertencentes ao DRS 11, Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) nº 21 que rege nossa região, Santo Anastácio só está aguardando o recebimento das doses de vacina contra a Covid-19 para dar início a campanha.
Segundo informações da Secretária de Saúde Selma Zambelli, a expectativa é de que até sexta-feira (22), a vacina chegue em nossa cidade, porém como ainda não há um comunicado 100% oficial, os funcionários da saúde estão preparados para o recebimento a qualquer momento.
“Já estamos de sobreaviso, esperamos que na segunda-feira (25), conforme o último informativo do Governo do Estado de SP, possamos iniciar o processo de imunização deste primeiro grupo prioritário, que são os funcionários da área da saúde, como a quantidade de doses destinadas ao município neste primeiro momento é de 223, o que não supre a demanda que estima 270 trabalhadores da área, a preferência será dada aos funcionários da linha de frente da Covid-19, na sequência, os que trabalham indiretamente”, declara.
Para receber a 1ª dose da vacina, os funcionários deverão comparecer aos postos de vacinação munidos com a carteira de trabalho, holerite, carteira de vacinação, cartão SUS e o RG ou CNH, para que o processo seja concluído de forma correta.
De acordo com o enfermeiro Coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal, Rodolfo Luis Carneiro, o único centro de vacinação da cidade sempre foi na UBS II Dr. Olando Bertolli (POSTÃO), no entanto diante desta atual situação de pandemia, até mesmo para evitar qualquer tipo de aglomeração, além do POSTÃO, as quatro ESFs da cidade, estão devidamente preparadas para o recebimento e aplicação das vacinas.
“Estamos apenas aguardando o sinal verde do GVE para darmos início ao processo. Nessa campanha em especial, todos os profissionais de saúde serão acionados, cada qual dentro da sua particularidade. Os enfermeiros na aplicação das vacinas; agentes de saúde empenhados na convocação dos munícipes pertencentes aos grupos prioritários; escriturários auxiliando na organização de filas e na conferência dos documentos necessários para o cadastramento; os motoristas devidamente orientados sobre a logística de entrega de vacinas e insumos, enfim todos estarão envolvidos para que tudo saia dentro das conformidades da campanha”, explica.
Para a Secretária da Saúde, este é o início de uma nova fase e de esperanças renovadas.
“Sabemos da importância da vacina contra este vírus devastador e o quanto ela era esperada pela população. A aprovação da Anvisa representa esperança e também a expectativa de que em breve tudo possa voltar a normalidade”, destacou Sema Zambelli, que lembrou que apesar da imunização, medidas preventivas como lavar as mãos frequentemente com uso de água e sabão e álcool em gel; manter o distanciamento social e fazer o uso de máscara facial serão práticas a serem mantidas rotineiramente.
PRIMEIRA FUNCIONÁRIA A SER IMUNIZADA EM SANTO ANASTÁCIO
A 1ª dose da vacina será aplicada na enfermeira mais antiga do Postão, Andrea Puríssimo já confirmou seu desejo junto a Secretária da Saúde, Selma Zambelli, a Coordenadora Municipal dos ESFs, Raquel Cralsev e o Diretor da Vigilância Sanitária, Alessandro Lombardi.
Fonte Assessoria de Imprensa