LEISHMANIOSE É ASSUNTO DE REUNIÃO COM AGENTES DA ÁREA DA SAÚDE

Na tarde da última sexta-feira (8), o médico veterinário da Vigilância de Saúde Municipal, Paulo Ricardo Dória de Souza juntamente com a Secretária de Saúde, Selma Zambelli e a enfermeira coordenadora do E.S.F Raquel Aparecida Cralcev Vignoli, estiveram presentes no auditório de Centro Cultural para uma reunião com os agentes de saúde, agentes de endemia e enfermeiras do programa Estratégia de Saúde da Família para uma reunião sobre o plano de trabalho que será realizado no município contra a leishmaniose.
Segundo o veterinário, todas as doenças causadas por vetores serão abrangidas, nesta reunião em especial que contou com 100% da presença dos convidados, foi discutido maneira prática e eficaz, que de forma aplicada corretamente, podem melhorar bastante a limpeza do município e a diminuição de contágio da doença.
“Queremos com este levantamento, saber qual a real situação dos imóveis em relação à limpeza e a quantidade de animais domésticos que nosso município possui, já que o manejo ambiental é fundamental para o controle dessas doenças”, declara.
Ainda segundo Ricardo, o objetivo é que em 60 dias esse levantamento esteja feito para dar início aos trabalhos da leishmaniose.
Após as explicações do médico veterinário, os presentes puderam sanar duvidas e dar sugestões para um trabalho eficiente.
Sobre a leishmaniose:
Leishmaniose é um tipo de doença infecciosa causada por um protozoário do gênero leishmania, considerado um parasita.
Sua transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha e essa condição é considerada majoritariamente tropical, sendo mais comum em países de clima quente e úmido, como certas regiões do Brasil.
Há a leishmaniose humana e a leishmaniose canina, que afeta cachorros.
Fonte Assessoria de Imprensa