A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANASTÁCIO, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, MATRICULA TODAS AS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E 11 MESES DA “LISTA DE ESPERA POR VAGAS EM CRECHE – DEMANDA EXPRESSA/2017

______CONQUISTA PARA AS NOSSAS CRIANÇAS!!!
 
A SEMED Secretaria Municipal de Educação de Santo Anastácio iniciou suas atividades na atual gestão/2017, tendo como um dos maiores desafios, atender a demanda por vagas, tendo uma lista com 167 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses pleiteando vagas nas três creches existentes nesse município: Centro de Educação Infantil Eugênia Ayres de Lima, Marisa Amaral Garcia e Prof. Raymundo Pismel.
 
Neste ano de 2017, a SEMED conseguiu atender inicialmente 24 crianças de até 1 ano (berçário I), em função do fluxo. Atendeu 25 crianças nas vagas surgidas por desistência e 23 crianças por determinação da justiça e casos de vulnerabilidade social, através do Conselho Tutelar.
 
Durante o ano, novas inscrições foram surgindo e a procura por vagas nas creches aumentando e para atender a obrigatoriedade de abrigar ”todas” as crianças inscritas, garantido pela própria Constituição Federal e também pelo Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC) e ainda, conscientes da atual crise econômica que passa o Brasil, especialmente os municípios inclusive Santo Anastácio, que não permite novas construções de creche, A SEMED PASSOU ELABORAR A REESTRUTURAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA, CONTANDO APENAS COM OS ESPAÇOS FÍSICOS EXISTENTES NO MUNICÍPIO.
 
Foi feita uma projeção de turmas/ na modalidade Educação Infantil, onde a EMEI Alice Silva Guariento, abrigará Pré I e II em Período Integral,(crianças vindas dos Centros de Educação Infantil/2017) e Pré I e II em Período Parcial( turmas da manhã e turmas da tarde)crianças vindas da comunidade em geral, sendo que esse atendimento abrange 100% das crianças (4 e 5 anos).
 
Os Centros de Educação Infantil Eugênia Ayres de Lima, Marisa Amaral Garcia e Prof. Raymundo Pismel abrigarão 100% da “Lista de Espera/2017”, abarcando as crianças de zero a 3 anos e onze meses que buscam vagas nas creches.
 
Toda esta reestruturação está prevista na Resolução SEMED nº15/2017 , aprovada pelos pais e professores (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) da Rede Municipal de Ensino, através do Parecer CME nº01/17 do Conselho Municipal de Educação.
 
A Administração Pública Municipal, através do Prefeito Roberto Volpe (PMDB), Vice- Prefeito Franklin da Seguradora (PSB) e Secretaria Municipal de Educação, cientes de que a procura por vagas em creches é continua, visando atender em quantidade e qualidade suficientes, está ampliando os Centros de Educação Infantil Eugênia Ayres de Lima E Marisa Amaral Garcia.
 
A Secretaria finalizou as matrículas de 129 crianças de zero a 3 anos e 11 meses(lista publicada no site da Prefeitura Municipal) que frequentarão os CEIs a partir de fevereiro/2018 – início do ano letivo.