ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTO ANASTÁCIO RECEBEM ADEQUAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

Após a finalização de instalação dos Equipamentos para Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico em todas as Creches do município e o recebimento dos AVCBs (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um documento que atesta a segurança de uma edificação e garante que a construção segue as normas de segurança contra incêndios estabelecidas pela corporação; agora é a vez das escolas de Ensino Fundamental passarem pelo processo das adequações estabelecidas.

De acordo com a secretária de Obras, Laura Ohye, a empresa contratada para execução dos serviços é a CRAVATEC ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA e o valor final da obra é de R$ 605.287,54 que serão pagos com recursos próprios do município.

“A programação é que até março já esteja tudo ok para a emissão dos AVCBs, os trabalhos estão acontecendo de forma simultânea no Bertoni, Tertuliano e Alberico. Neste momento estão concluindo a substituição dos forros para a prevenção de alastramento de fogo caso haja um incêndio, entre outras adaptações”, explica.

A instalação finalizada conta com uma rede de alarme para alertar a todos caso haja foco de incêndio, e com um sistema de hidrante que conta com a atuação de outros três subsistemas, que são o sistema de reserva – da água liberada sobre o foco do incêndio; o de pressurização – de controle da pressão da água; e o de comando – de direcionamento e comando do jato de água, para um combate mais eficiente das chamas. Serão ainda instalados dispositivos de recalque, válvulas de abertura, mangueiras e abrigos, reservatório de água, bombas, tubulações, conexões, engates, válvulas, extintores, etc.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS?

Além de se enquadrar nas normas e leis que englobam a prevenção e combate a incêndios, garantindo a documentação necessária para que o Corpo de Bombeiros aprove e emita o AVCB, o Auto de Vistoria é um documento que atesta a segurança do local. Em outras palavras, ele é importante para preservar o patrimônio da empresa, proteger a estrutura predial e principalmente garantir a segurança de todos que circulam pela edificação. Também é importante ressaltar que todo o processo deve ser acompanhado e assinado por profissionais certificados, como engenheiros especialistas, por exemplo.