26 CADEIRAS DE RODAS/BANHO FORAM ENTREGUES PELO CER EM SANTO ANASTÁCIO

Cadeirantes de Santo Anastácio, receberam na manhã desta quarta-feira (4), 26 cadeiras adaptadas, entre de rodas e banho.

A aquisição dos equipamentos faz parte de um Programa da Lumen de Presidente Prudente, mais precisamente do Centro Especializado em Reabilitação de Presidente Prudente/SP (CER II) em parceria com a prefeitura municipal.

Através de um contato feito no meio do ano de 2022, com a secretária da Saúde de Santo Anastácio, foi realizado pela Pasta, um minucioso diagnóstico das pessoas do município com alguma patologia, onde há perda de mobilidade, para requisitar o modelo de cadeiras necessárias.

Segundo a secretária da Pasta, Selma Zambelli, os usuários passaram por avaliações para a produção das cadeiras de acordo com as suas necessidades (correta para a sua lesão, para o seu corpo e para as suas limitações), a fim de lhes proporcionar o maior nível de independência possível, num processo que engloba avaliação, confecção da cadeira, prova e entrega.

Os equipamentos serão recebidos em duas etapas, hoje receberam os materiais adaptados de locomoção, três alunos da APAE, cada um recebeu uma cadeira de rodas adaptada à sua necessidade e outra de banho. Para fazer a entrega e as devidas orientações de uso aos pais e funcionários da entidade, a fisioterapeuta Larissa Borba e a assistente social Jânia Medeiros, da Lumen, estiveram presentes. Também acompanharam a entrega, a presidente do Fundo Social de Santo Anastácio, Arary Marinelli Bonilha, a enfermeira coordenadora do E.S.F Raquel Cralcev Vignoli e representando a direção da APAE, a assistente social, Vivian Milani, que não mediram palavras para agradecer esse repasse de extrema importância ao município.

Após; a equipe se dirigiu ao Abrigo de Idosos, onde foi recebida pela coordenadora da entidade, Tilde Fabri Gomes. Lá mais 12 cadeiras (rodas e banho) também foram entregues e as orientações repassadas aos enfermeiros e técnicos responsáveis.

As outras 8 cadeiras serão entregues a pacientes das ESFs do município que se manifestaram diante ao programa.

De acordo com a assistente social da CER, em fevereiro a segunda remessa de cadeiras requeridas pela secretária da Saúde, devem ser entregues em Santo Anastácio em fevereiro de 2023.