CORPO DE BOMBEIROS DE SANTO ANASTÁCIO INSTRUI SOBRE FOGO EM MATO EM MESES QUE ANTECEDEM MAIOR PROPORÇÃO DE QUEIMADAS

May be an image of text that says 'NÃO FACA QUEIMADA PARA DE CAO OPTANDO SEMPRE PELO DESCARTE NO LUGAR INDICADO NÃO CIGARROS OU FOSFOROS ACESOSÀ MARGENS DAS RODOVIAS NÃO SOLTE BALÕES! ALÉM CRIME, PODE CAUSAR INCENDIOS E ACIDENTES MAD INCÊNDIOS FLORESTAIS CAUSAM CIVIL DEFESA INTERROMPER APRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS PROTEGE 190 DENUNCIE QUALQUER ATIVIDADE ILIC TA! CASO DE EMERGÊNCIA, AVISE MEDIATAMENTE DEFESACIVIL (199) OU CORPO DE BOMBEIROS (193) PARA RECEBER ALERTAS DICAS QUE FAZER DIANTE BAIXE APLICATIVO 'ALERTAS' DISPONIVEL STORE STORE BEFLCVE ESTADO SAO PAULO SPALERT INCÊNDIO FLORESTAL SIGA ESTES PASSOS PARA DIMINUIR RISCOS'

O fogo não controlado em floresta ou qualquer forma de vegetação, em áreas naturais ou rurais, recebe o nome de incêndio florestal. Estes eventos prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população.

Em face de seus impactos negativos, incêndio florestal é categorizado como desastre, nos termos da Instrução Normativa nº 36/2020 do Ministério do Desenvolvimento Regional. A Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE) considera incêndio florestal como desastre natural, do grupo climatológico e do subgrupo de seca.

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são decorrentes de ação antrópica (causados pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle.

No estado de São Paulo a ocorrência de incêndios florestais é mais constante entre junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos.