SANTO ANASTÁCIO TEM AÇÕES INTENSIFICADAS CONTRA A DENGUE APÓS DOIS CASOS CONFIRMADOS

Firmes nas medidas preventivas contra a dengue, após a confirmação de 2 casos em Santo Anastácio, as equipes agentes de Endemias em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, estão reforçando ainda mais as ações de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

As medidas preventivas estão intensificadas durante essa semana na vila Calbente, onde os dois casos da doença foram identificados. Além das visitas dos agentes para vistoria nos quintais das residências e aplicação de inseticidas, a caminhonete da Vigilância também está fazendo a nebulização do larvicida biológico nos telhados das construções para garantir eliminação das larvas do mosquito.

Segundo o veterinário da Vigilância, Paulo Ricardo Dória de Souza, devido a grande quantidade de chuva nas últimas semanas, os cuidados dos munícipes nas prevenções também precisam ser redobrados.

“Em 2021, graças a Deus tivemos um ano atípico em relação à doença, podemos evidenciar o resultado da pouca chuva registrada no mesmo mês do ano passado. Para garantir um resultado positivo, teremos de nos unir contra a proliferação do mosquito e trabalhar juntos nesta causa. Por isso, além do trabalho da vigilância, a população precisa fazer sua parte e eliminar pequenos depósitos que acumulem água, como pratos, vasos e garrafas, por exemplo. Uma simples tampinha de água pode se tornar um criadouro se tiver água parada”, declara.

Ainda de acordo com o veterinário, todos os bairros da cidade serão atendidos com a visita dos agentes, aplicação de inseticidas e larvicidas ao longo dos dias.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

– Mantenha lixeiras tampadas;

– Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

– Mantenha ralos fechados e desentupidos;- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;

– Retire a água acumulada em lajes;

– Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;

– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

– Evite acumular entulho e não jogue lixo em terrenos baldios.