PREFEITO DUCA BONILHA E PRESIDENTE DO FUNDO SOCIAL, ARARI MARINELLI BONILHA, PARTICIPAM DE CERIMÔNIA DE PROMESSA DOS ESCOTEIROS

Neste sábado (05), o prefeito Duca Bonilha, acompanhado pela presidente do Fundo Social, Arari Marinelli Bonilha e o diretor da entidade, Edson Gandolfi, estiveram presentes na Unidade Escoteira local onde foram recebidos pelo diretor presidente, Jorge Puríssimo da Silva Junior, para acompanharem uma ‘Cerimônia de Promessa’ e conhecerem um pouco os trabalhos e propósitos do Movimento Escoteiro de contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
Na oportunidade, os Escoteiros, Sara Beatriz, Sarah Hemily e Cauê, receberam a Promessa Escoteira, que é um compromisso voluntário e pessoal com a Lei Escoteira, ou seja, com um conjunto de valores inclusivos e compartilhados que são a base de tudo o que o Escoteiro faz e de como ele quer ser. Através da Promessa, cada escoteiro toma uma decisão consciente e voluntária de adotar a Lei Escoteira, comprometendo-se a “fazer o melhor possível”; de usá-la como código de comportamento individual e social; e de assim assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento pessoal. Realizar a Promessa Escoteira é o primeiro passo simbólico no processo de autoeducação.

Na cerimônia, ainda foi entregue ao Prefeito Municipal, Duca Bonilha, o Pin da OMME – Organização Mundial Escoteira, um dos símbolos mais importantes presente nos uniformes de todos os Escoteiros do Mundo. Mundialmente o Movimento Escoteiro é coordenado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro – OMME, uma organização independente, apolítica e não-governamental, composta de 171 Organizações Nacionais oficialmente reconhecidas e regida pela Constituição Mundial Escoteira.

“Realmente é um trabalho muito bonito desenvolvido em nosso município, todos deveriam conhecer o local e seus propósitos e se possível, colaborar de alguma a fim de que a unidade local dos Escoteiros não deixe de existir em Santo Anastácio, por parte da prefeitura, vamos ver junto ao jurídico a viabilidade de poder ajudar na reforma e pintura do local”, declara.

Segundo o diretor presidente dos Escoteiros, todo o escotismo está presente em mais de 223 países e territórios. Com mais de 54 milhões de membros, a OMME é o maior movimento de juventude do mundo. Desse número, cerca de 7 milhões são adultos voluntários que apoiam as atividades locais – assim, através da liderança direta, em um processo apoiado por adultos voluntários, cada Unidade Escoteira em qualquer parte do mundo abraça o mesmo conjunto de valores presentes na Promessa e na Lei Escoteira.