SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE EXPLICA TECNICAMENTE O MOTIVO DE EXTRAÇÃO DE ALGUMAS ÁRVORES DE GRANDE PORTE NA CIDADE

Após alguns questionamentos ao departamento do Meio Ambiente sobre a remoção de algumas árvores próximas à pista de caminhada da avenida Renato César Mendes, o diretor da Pasta, Euclides Soares de Freitas, fez alguns apontamentos baseados em um estudo realizado por uma equipe técnica, que pontuou efeitos destrutivos ao meio ambiente a curto tempo.
Segundo o profissional, árvores plantadas inadequadamente muitas vezes há mais de 30 ou 40 anos, podem trazer sérios problemas para a pavimentação das ruas e praças, quebrando o concreto e tubulações subterrâneas, atrapalhando acessibilidade nas calçadas, obstruindo bueiros e dificultando a passagem de águas pluviais em galerias, como é o caso destas árvores em questão.
Ainda de acordo com o diretor do Meio Ambiente, foi constatado através dos estudos que o entupimento de tubulações causado por raízes de árvore é o mais complexo, dentro das possibilidades de entupimentos.

Para finalizar, Euclides comenta que a meta da secretaria do Meio Ambiente é de plantar até o final deste ano, pelo menos mil mudas de árvores de diversas espécies e adequadas para cada local. A finalidade é suprir a retirada de árvores de raízes bravas, as que estão com doenças em processo irreversível e também para a ampliação das áreas verdes da cidade.