Jovem escritor anastaciano (In Memorian) será homenageado na IV Colisa de Santo Anastácio

O prefeito de Santo Anastácio Duca Bonilha , a presidente do Fundo Social Dona Arari Iris Marinelli Bonilha e o assessor de gabinete, Adner Scaraboto Gonçalves, receberam na manhã de hoje (23), no Paço Municipal, o Sr. João Batista Tonon e Sra.Marilucia Verderramos Pinheiro Tonon (pais) e Lívia Maria Pinheiro Tonon Lutti que representou também, Luciana Maria Pinheiro Tonon (irmãs) de João Paulo Pinheiro Tonon (Bola).

O momento foi para formalizar a autorização do uso (in memorian) de sua imagem, texto (autoral) “A semente, o fruto e a colheita” e breve biografia encaminhados pela família, através da solicitação da assessora Cultural, Ester Alves, para fazer parte da IV COLETÂNEA LITERÁRIA DE SANTO ANASTÁCIO- “Rubem Alves Catulé de Almeida” realizada pela Prefeitura de Santo Anastácio e Departamento Municipal de Cultura.

No gabinete, conduziram o momento, a assessora Cultural, Ester Alves e o jovem amigo e companheiro de trabalho do homenageado, Murilo Yamada.

Em 2019, a sugestão de homenagear um escritor em cada edição da COLISA foi do escritor, guardião e colaborador cultural, José Carlos Ramires em solicitação informal a assessora Cultural, que com base no Plano Municipal de Cultura – LEI 2.347/2013, formalizou no regulamento de inscrição da III COLISA em 2020 o que segue:

“Homenagear (in memorian) à partir da III edição e em todas as outras um escritor anastaciano, pesquisado e indicado pelo Departamento Municipal de Cultura.”

Em abril de 2021, o diretor e proprietário do Jornal O Oeste Paulista Erivelto Lossano Depieri, sugeriu em conversa com a assessora de cultura que o homenageado para a IV COLISA fosse o jovem João Paulo .Desde então vários representantes dos segmentos culturais consultados informamente pelo Departamento de Cultura concordaram com a referida sugestão.

Sendo então o homenageado, João Paulo Pinheiro Tonon, natural de Santo Anastácio, interior do estado de São Paulo, graduado em Letras pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), exerceu suas atividades laborais por 11 anos como Servidor Público na Prefeitura Municipal de Santo Anastácio.

Foi criador do Blog Pensamentos Interioranos https://pensamentosinterioranos.blogspot.com, foi colaborador no Jornal O Oeste Paulista com publicações de poesias e contos. Atuou como membro representante do grupo de escritores anastacianos e participou do IX CLIPP Concurso Literário Presidente Prudente com a poesia “Como gados” e da I Colisa — Coletânea Literária de Santo Anastácio — com a poesia “O cheiro da tinta”.

João Paulo deixou um acervo de poesias e contos inéditos não publicados.

João Paulo Pinheiro Tonon, o “Bola” foi um cidadão de alma repleta de coisas tão simples, com atitudes de quem observava a necessidade do outro de afeto, de escuta e de palavra.
Nasceu no dia. 31 de julho 1986 e faleceu no dia 7 de abril de 2021 aos 34 anos.

Os pais e irmã presentes, muito emocionados, agradeceram imensamente o reconhecimento através da homenagem que estará publicada na IV COLI SA e será lançada no mês de novembro, fazendo parte das ações culturais por ocasião do mês do aniversário de Santo Anastácio.